Novas oportunidades de Exportação Digital com Marketplaces

Um marketplace, no contexto da Exportação Digital, é uma plataforma online que facilita o encontro entre vendedores e compradores de produtos ou serviços através do canal digital.

Em essência, é um local virtual onde as empresas podem expor e vender os seus produtos ou serviços a
clientes internacionais interessados.

Um mercado de exportação digital oferece uma série de benefícios para vendedores e compradores. Para os vendedores, oferece um canal de vendas diretas que atinge um grande público internacional sem a necessidade de estabelecer uma presença física em cada país de destino.

Uma característica importante dos marketplaces é a sua especificidade: canais de compra dedicados exclusivamente, por exemplo, a vestuário, eletronica ou agroalimentar.

Exemplos de Marketplace
Um exemplo de marketplace de grande dimensão, são marcas conhecidas como Alibaba, Amazon, eBay.
Hoje existem cerca de 200 marketplaces no mundo, que registram mais de 1 milhão de visitas por mês. E de acordo com dados recentes, 31% das empresas B2B italianas – com mais de 2 milhões de euros em volume de negócios anual – ativaram ou usaram marketplace.

É por isso que esta “ferramenta” é cada vez mais necessária para as PME agroalimentares. As excelências alimentares italianas estabelecem-se cada vez mais no mundo digital porque desta forma conquistam novos mercados e atingem potencialmente consumidores em todas as partes do mundo, com baixos custos para o fazer.

A Exportação Digital, de facto, reduz significativamente os custos de distribuição e promoção, permitindo às empresas expandir-se para novos mercados estrangeiros de forma mais rápida e eficiente.

Por outro lado, para os compradores, os marketplaces da Digital Export oferecem uma ampla seleção de produtos de diferentes empresas e países. Eles podem comparar ofertas e preços de vários vendedores e aquisitar com segurança e conveniência através da plataforma escolhida. Além disso, eles podem acessar produtos de todo o mundo que podem não estar prontamente disponíveis no mercado local.

A procura de comércio eletrônico alimentar está crescendo em toda a Europa: cresceu 90-120% em 2020 e mais 40-70% em 2021 (dados do Observatório PoliMi e Netcomm Nielsen).

Este é um efeito direto da crise pandêmica e do conflito que afeta o gigante russo.

Durante a pandemia, mesmo quem não estava habituado a comprar produtos agroalimentares online começou a fazê- lo, por razões logísticas e de segurança. A descoberta desses canais levou à demanda por compras via online não apenas permaneceram após o fim da pandemia, mas registraram uma demanda crescente.

Os canais digitais realmente
são:

• seguros
• fáceis de usar
• rápidos
• permitem uma compra mais informada

Os italianos que fizeram compras online em 2021 foram 10,7 milhões, ou +2,3 milhões a mais do que no período pré-pandemia.

Isto explica porque hoje 44% das grandes marcas do setor agroalimentar têm presença online, +23% em dois anos.

Conclusões

Os marketplaces são canais de venda digitais fundamentais para quem tem um negócio no setor agroalimentar. A procura dos consumidores está em crescimento e não se limita às fronteiras italianas. A comida Made in Italy está sendo cada vez mais requisitada, é por isso que precisamos investir hoje na Exportação Digital, antes que as empresas concorrentes se estabeleçam no mercado de referência.

Gostaria de mais informações? Contate o Studio Dibea.

Compartilhe:

Posts relacionados

Start building your network of partners for Brazil.

Uma estratégia personalizada, construída sob medida para o cliente e para o mercado.
Abrir bate-papo
Como podemos ajudá-lo?
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?